O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 m, passa pelos concelhos de Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Amares, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Braga, Barcelos, Esposende e desagua no Oceano Atlântico junto a Esposende, após um percurso de 135 km.
A bacia hidrográfica do rio Cávado é limitada, a norte, pela bacia hidrográfica do rio Neiva e do rio Lima e, a este e sul, pelas bacias do rio Douro e do rio Ave; tem uma área de 1600 km². O escoamento anual na foz do rio é, em média, de 2123 hm3. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Cávado apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos na ordem dos 1180 hm3, em regime regularizado, valor que corresponde a quase 30% do total existente em Portugal.
Rio Chança é um rio afluente do rio Guadiana, localizado na margem esquerda deste, demarcando a fronteira entre Portugal e a Espanha, desde Vila Verde de Ficalho até à foz, no Pomarão.
Nasce na serra de Aracena, no município de Cortegana, província de Huelva (Andaluzia) dentro do Parque Natural da Serra de Aracena e Picos de Aroche. Delimita a fronteira Espanha-Portugal a partir da chamada serra do Ficalho ou serra da Adiça, nas imediações de Vila Verde de Ficalho, desaguando no rio Guadiana a jusante do Pomarão.
Sobre as suas águas foi inaugurada em 26 de fevereiro de 2009 a Ponte Internacional do Baixo Guadiana. Esta veio aproximar a localidade portuguesa de Pomarão de Espanha. Do lado espanhol a maior localidade próxima é El Granado, a cerca de 20 km. A montante desta ponte encontra-se a barragem do Chança, inaugurada em 1985.